MS

Fim do vazio sanitário em MS: semeadura depende da chuva

Produtores poderão plantar o grão a partir de segunda-feira, no entanto, sucesso da semeadura depende da melhora no clima

vazio sanitário soja
Foto: Divulgação Aiba

Termina neste domingo (15) o vazio sanitário da soja no estado do Mato Grosso do Sul. Os produtores da região, então, poderão dar início à semeadura do grão. Dados da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), a safra 2024/2025 está prevista para ter um incremento de 13,2% na produção, podendo alcançar 13,9 milhões de toneladas.

A liberação para o plantio começa no dia 16 e a Aprosoja-MS projeta que a área destinada ao cultivo da soja será de 4,5 milhões de hectares, um aumento de 6,8% em relação à safra anterior, quando foram usados 4,2 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sacas por hectare, um aumento de 5,9% em relação ao ciclo anterior.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

No entanto, o sucesso do início da semeadura dependerá, também, das condições climáticas e da ocorrência de chuvas adequadas, que ainda precisam ser monitoradas pelos produtores do grão.

Confira o calendário do vazio sanitário nos estados do país.