Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fim do período de chuvas faz aumentar focos de queimada no Piauí

Uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais causa poluição atmosférica e prejuízos aos produtoresCom o fim do período de chuvas, as queimadas estão de volta ao Piauí, principalmente na região Sul do Estado. O satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) registrou 141 focos de queimadas nesta sexta, dia 8.

No período de 1º de janeiro a 7 de julho, o Piauí acumula um total de 203 focos de queimadas, 47 a menos do que o registrado em igual período do ano passado. Atualmente, o Estado é o segundo colocado na região Nordeste em quantidade de focos de fogo, atrás apenas da Bahia, que tem 145. O Maranhão é o terceiro, com 86 queimadas.

A tendência é de agravamento da situação a partir do início do segundo semestre do ano, com aumento significativo no número de queimadas. As queimadas são feitas para limpar a terra e prepará-la para o plantio, mas também oferecem vários impactos negativos, tanto para o produtor como para quem vive próximo às áreas onde elas ocorrem.

Segundo especialistas, o agricultor que usa a queimada para sua plantação acaba tendo um benefício imediato, mas com um consequente prejuízo a médio e longo prazo. Após a queimada, o produtor tem um ano ou dois anos de boa produtividade, já que o processo acaba concentrando alguns nutrientes importantes para a plantação, como o fósforo. Mas, nos anos seguintes, fica constatada uma perda excessiva dos nutrientes.

Pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mostra que, em sete anos, são perdidos 96% de nitrogênio, 76% de enxofre, 47% de fósforo, 48% de potássio, 35% de cálcio, e 40% de magnésio em uma capoeira, nome dado à área queimada após a colheita.

Para tentar recuperar essas perdas, o agricultor deve deixar a área que foi plantada descansando. Com esse repouso, surge uma nova vegetação que trará reposição dos nutrientes perdidos. Outro problema das queimadas é que elas podem causar a propagação de incêndios. Para evitá-los, é necessário fazer uma queimada controlada.

Outro impacto negativo da queimada é a poluição atmosférica que ela provoca. Os cientistas apontam que elas são responsáveis por cerca de 70% das emissões de gás carbônico do Brasil.

Sair da versão mobile