Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fiscalização identifica agrotóxicos fabricados com ingredientes vencidos desde 2007

Registro no Ministério da Agricultura é requisito obrigatório para produção e comercialização de defensivos agrícolas no BrasilA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou, nesta terça, dia 9, cerca de 60 mil litros do agrotóxico Clorpirifós Técnico na fábrica da Fersol Indústria e Comércio S.A, em Mairinque (SP).  A substância não possuía o registro do produto técnico importado da Índia. Além disso, a empresa não possuía registro junto ao Ministério da Agricultura para produzir o referido produto técnico, utilizado para formular o agrotóxico Clorpirifós Fersol 480 EC, autorizado para uso em 14 cultura

O registro no Ministério da Agricultura é requisito obrigatório para produção e comercialização de agrotóxicos no Brasil.

? Agrotóxicos sem registro não passaram por avaliação dos órgãos competentes, portanto são produzidos de forma clandestina e sem nenhuma segurança para a saúde dos trabalhadores rurais e dos consumidores ? afirma o diretor da Anvisa, Agenor Álvares.

Durante a fiscalização, também foi identificado que mais de dois terços dos estoques de matérias primas e componentes utilizados pela Fersol para produção de agrotóxicos e inseticidas, que correspondem a mais de 200 mil litros de produtos, estavam com os prazos de validade vencidos.

? Em alguns casos, foram encontrados produtos vencidos desde 2007 ? complementa Álvares.

Devido às irregularidades encontradas, a Polícia Civil Especializada em Crimes Contra Saúde Pública do Estado de São Paulo prendeu o responsável técnico da fábrica. Do ponto de vista sanitário, as infrações encontradas podem ser penalizadas com a aplicação de multas de até R$1,5 milhão.

Clorpirifós
Clorpirifós integra o grupo químico dos organofosforados, que geram alto risco à saúde e que podem levar a problemas no sistema nervoso e a déficits de função cognitiva. Em 2004, a Anvisa reavaliou o Clorpirifós e concluiu que as intoxicações causadas pelo referido ingrediente ativo podem provocar distúrbios cerebrais e no desenvolvimento de crianças.

No mesmo ano, a Agência proibiu o uso de inseticidas de uso doméstico e coletivos à base de Clorpirifós. Na época, a decisão foi tomada para evitar danos à saúde decorrentes da ação neurotóxica desses inseticidas.

Sair da versão mobile