Fiscalização interdita vinícolas no Paraná

Foram detectadas produções irregulares sem o registro junto ao Mapa e a comercialização de vinhos e derivados da uva fora dos padrões oficiaisVinícolas localizadas nos municípios paranaenses de Colombo e São José dos Pinhais tiveram sua produção interditada e a comercialização dos produtos interrompida, por cometerem infrações à legislação federal que regula a atividade, após o devido processo administrativo. As interdições ocorreram após ações fiscalizatórias realizadas pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov) da Superintendência Federal de Agricultura no Paraná (SFA/PR).

>> Leia mais notícias sobre viticultura

Nessas localidades, foram detectadas produções irregulares sem o registro junto ao Ministério da Agricultura (Mapa) e a comercialização de vinhos e derivados da uva fora dos Padrões Oficiais de Identidade e Qualidade (PIQ’s).

Entre os dias 10 e 14 deste mês, uma equipe formada por fiscais federais agropecuários e agentes de atividade agropecuária realizaram uma operação para fiscalização de vinícolas na região metropolitana de Curitiba. Na oportunidade, inspecionaram 11 estabelecimentos, visando a execução de sanções administrativas, combate à produção irregular e verificação das condições higiênico-sanitárias desses locais produtivos, juntamente com coletas de amostras de bebidas para análise oficial.

Como resultado da ação, foram feitas interdições e inutilizações de produtos irregulares em sete estabelecimentos, além da aplicação de medidas cautelares com apreensão de produtos em outros dois. Os estabelecimentos vinícolas que se adequaram e regularizaram sua situação no decorrer do processo administrativo não foram interditados.

Além de estabelecimentos irregulares, também foram realizadas vistorias de rotina em estabelecimentos já registrados. Segundo o chefe do Sipov no Estado, Elton Massarollo, as fiscalizações realizadas fazem parte das ações institucionais da SFA no Paraná, que visam combater a produção irregular de vinhos e derivados da uva, bem como, induzir a adequação e tecnificação , resultando em produtos com identidade e qualidade ofertados aos consumidores finais.