Fiscalização inutiliza 10 mil litros de vinho sem procedência no RS

Foram feitas 60 apreensões do produtoCerca de 10 mil litros de vinho foram apreendidos pelos técnicos do Departamento de Produção Vegetal (DPV), da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa-RS), em ação de fiscalização que vem sendo realizada em estabelecimentos comerciais em todo o Estado. As equipes da Divisão de Enologia fizeram 60 apreensões do produto.

A Seapa atua em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os vinhos à venda no comércio, sem origem comprovada, portanto sem controle sanitário, são fiscalizados pela Secretaria da Agricultura que identifica o item e lavra o auto de infração. Após, encaminha o processo administrativo ao Mapa para decisão final, porque a fiscalização do produto é de competência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, do Ministério.

A mercadoria apreendida foi recolhida ao depósito localizado no município de Bento Gonçalves. Segundo Plínio Manosso, da Regional de Caxias do Sul, o vinho foi jogado fora (inutilizado) “no sistema de fluentes de uma empresa que gentilmente o cedeu para que pudéssemos realizar o procedimento sem causar nenhum dano ao meio ambiente”.