Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Floricultura contribui para diversificação de produção no Paraná

Mesmo com participação de apenas 0,13% do Valor Bruto da Produção Agropecuária, a floricultura beneficiou a ampliação de renda no campo

A atividade de floricultura está presente em 112 municípios do Paraná, mas praticada em menor escala em todos os 339. Esse é um dos destaques do Boletim de Conjuntura Agropecuária elaborado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

A atividade agropecuária paranaense alcançou R$ 128,3 bilhões em 2020, segundo dados preliminares divulgados pelo Deral. O destaque fica para a produção de grãos, cereais e proteínas animais, em que o Paraná se destaca. No entanto, há outras culturas com importância ou pelo número de pessoas que empregam ou pela abrangência, como é o caso da floricultura.

Em 2020, esse setor contribuiu com 0,13% do montante do VBP, ou seja, a renda bruta gerada pelo setor no campo foi de R$ 171,6 milhões, contribuindo para a oferta de mão de obra, diversificação nas propriedades rurais, ampliação de renda no campo e para a beleza natural própria da atividade.

Os gramados e as plantas perenes ornamentais representam 77,7% do VBP dos produtos do segmento. Já as orquídeas, crisântemos e rosas compõem as principais produções da floricultura propriamente dita, participando com 13%. Esses cinco cultivos somam 90,7%. O restante é distribuído entre outras 32 espécies exploradas.

Os núcleos regionais de Curitiba, Maringá, Toledo, Cascavel e Londrina concentram 88% da produção, com destaque para os dois primeiros que têm as substanciais parcelas de 40,4% e 19,8%, respectivamente. O município com maior VBP da floricultura é Marialva, com 12,5%. É seguido de perto por São José dos Pinhais, com 12,4%, e Campina Grande do Sul, com 11,6%.

Sair da versão mobile