FNP revisa números para milho e soja

Consultoria segue na mesma linha da Conab, com aumento na safra de soja e queda na de milhoA consultoria Informa Economics FNP divulgou projeções de safra nesta quarta, dia 9. Os números foram revisados para cima, mas são menos otimistas que os do governo. Apesar disso, a consultoria irá na mesma linha da Conab: aumento na safra de soja e queda na de milho.

No caso da soja, os efeitos do fenômeno climático La Niña não foram tão prejudiciais quanto se esperava. A consultoria prevê aumento na produção em relação à safra 2009/2010. A estimativa para a atual safra passou para 69 milhões de toneladas. O cálculo da área foi mantido e significa um aumento de quase 3 % em relação ao ciclo 2009/2010.

No milho, as projeções da consultoria também foram revisadas para cima. Mostram redução quando comparadas com o ciclo 2009/2010. Na safra de verão, o volume estimado é quase 10 % mais baixo. A área plantada também deve ser menor e na safrinha, a situação é semelhante. Os números de produção também foram revisados para cima, mas mostram queda em relação à safrinha anterior. O mesmo deve acontecer com a área a ser plantada.

De acordo com os analistas, a diminuição da lavoura de milho safrinha dever ser mais acentuada no centro-oeste. Parte dos produtores está optando por plantar algodão. Uma situação que deve ser compensada pela safrinha de milho no Estado do Paraná.