O fogo se alastra com facilidade. No céu e em terra, os bombeiros tentam controlar as chamas que, só nesta propriedade, próxima a Brasília, já queimaram mais de cem hectares.
O tempo seco, nesta época do ano em grande parte do país, e o descuido da população são os fatores que mais contribuem para o aparecimento de queimadas. Porém, algumas delas também são provocadas intencionalmente pelo homem.
? Tem muita gente ainda que usa fogo para limpar terreno. Na verdade, é para diminuir custo para a lavoura. Além de queimar a propriedade dele, queima a dos demais e áreas que são de preservação acabam sendo envolvidas no processo ? explica o capitão João Felipe Zeidan, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, este ano o número de focos de incêndio cresceu 85% em comparação a 2009. De 1º de janeiro a 15 de agosto, foram registrados mais de 28 mil em todo o país. A situação é mais grave no Pará, Mato Grosso e Tocantins. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que, nos dois últimos anos, houve menos queimadas por causa das chuvas fora de época, diferente de agora.
? Os modelos matemáticos de previsão de médio prazo não indicam qualquer chuva para esta região até, pelo menos, a primeira semana de setembro ? avalio o chefe do Centro de Análise do Clima do Inmet, Luís Cavalcanti.