Força Nacional ficará por mais tempo em Mato Grosso do Sul e nas fronteiras do Brasil

Inicialmente, o prazo de permanência será de 90 diasA Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça seguiu, nesta sexta, dia 15, para o Mato Grosso do Sul, com a finalidade de apoiar a polícia local e bases da fronteira com o Paraguai. O grupo vai atuar em apoio à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública nas comunidades próximas às áreas fronteiriças. Inicialmente, o prazo de permanência será de 90 dias. Porém, esse período pode ser prorrogado se necessário, segundo o Ministério da Justiça.

Também nesta sexta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, prorrogou por mais 90 dias o prazo da Força Nacional nas regiões de fronteiras do Brasil. Nesse caso, a atuação se dá em apoio às operações realizadas pela Polícia Federal.

Criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados, a Força é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais e bombeiros altamente capacitados dos estados, que passam por treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal) em Brasília. Cerca de 7,7 mil policiais foram treinados para essas operações.