Força-tarefa impede aliciamento de trabalhadores da colheita da maçã no Rio Grande do Sul

Veículo que levava 29 pessoas foi apreendido no município de UruguaianaUm ônibus que conduzia irregularmente 29 trabalhadores da região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, foi interceptado na madrugada da última sexta, dia 3, por uma força tarefa do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), da Polícia Federal (PF) da e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ônibus se deslocava rumo à Vacaria, com parada programada em Alegrete para coletar outros obreiros. A promessa era de que os trabalhadores obteriam uma colocação de emprego na safra da maçã. A operação resultou na prisão em flagrante de um aliciador, conduzido à sede da Polícia Federal em Uruguaiana.

De acordo com o procurador do Trabalho Itaboray Bocchi da Silva, a operação integrada teve início há mais de uma semana. Entrevistados no local, os trabalhadores revelaram não ter consciência da empresa para a qual iriam trabalhar.O agente aliciador, por sua vez, revelou aos auditores e ao procurador, quanto iria receber por trabalhador conduzido até o local de destino.

O ônibus que conduzia os obreiros encontrava-se em situação bastante precária. Não havia sanitário ou cintos de segurança para os trabalhadores. Os pneus estavam carecas e as luzes de sinalização inoperantes. Segundo o procurador, a documentação do veículo e motorista não atendiam às exigências da legislação específica relativa ao fretamento de passageiros.