Fortalecimento de preços internacionais do algodão eleva Indicador Cepea/Esalq

Mercado apresentou recuperação na última semana, impulsionado pela alta do dólarO mercado de algodão apresentou recuperação na última semana impulsionado pelo fortalecimento do dólar e dos preços internacionais, o que leva produtores a serem mais firmes nos valores pedidos, mesmo com a chegada da pluma da nova safra, afirmou nesta quarta, dia 19, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em oito dias voltou a subir, depois de ter baixado quase 6% entre meados de maio e a semana passada, com alta de 3,4% entre 11 e 18 de junho, fechando ontem a R$ 193,24 a libra peso.

De acordo com o Cepea, o ânimo do mercado internacional se respalda, em grande parte, na menor produção dos Estados Unidos, apontada pelo USDA em 2,9 milhões de toneladas, volume 3,6% inferior ao previsto em maio e 22% abaixo do obtido em 2012.

No mercado brasileiro, as indústrias demonstram estar estocadas até o final do próximo mês e querem aguardar a entrada mais intensa da nova safra para retomar as compras, na expectativa de que os preços baixem. Essa postura se justifica, também, pela baixa qualidade da pluma disponível atualmente.

Contudo, produtores seguem cumprindo os contratos, antes de voltar a vender no spot. Muitos têm parte da safra já negociada.