Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fórum vai mostrar que gestão da propriedade diminui custos

Para pesquisador do Cepea, momento é de trabalhar com menos, para garantir o lucro do produtor nesta safra

O corte nos gastos virou uma obrigação do produtor para conquistar o lucro na safra 2015/2016 de soja. Corte em insumos que são baseados no dólar, como fertilizantes e defensivos, já foram feitos por boa parte dos produtores, mas existem outros custos além de insumos que o sojicultor pode colocar na ponta do lápis nesta temporada.

Para o pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) Mauro Osaki, o momento é de repensar a forma de produção da soja, fazendo um manejo cada vez melhor.

– O produtor precisa ser mais pragmático, pensando em longo prazo, não apenas em uma safra. Trabalhar com menos, mas bem feito – afirma Osaki, que fará uma apresentação sobre esse assunto no Fórum Soja Brasil na Expointer 2015, no dia 3 de setembro.

• Adubação na quantidade certa aumenta a produtividade

Entre as dicas para reduzir os gastos, o pesquisador do Cepea lembra que o produtor pode economizar também na gestão da propriedade, como energia e água. Outra sugestão é repensar os gastos com mão de obra.

– Não é só com insumo [que o produtor pode economizar]. Há fatores de gestão da propriedade, gestão agronômica que podem fazer diferença. A coisa apertou, então é hora de trabalhar melhor e acompanhar os repiques de preços no mercado – orienta.

Cenário internacional

Na avaliação do especialista, o momento de preços altos da soja já passou, sendo o patamar de US$ 9,00/bushel uma realidade para o sojicultor.

– Hoje temos uma margem de lucro estreita, e o produtor ficou mal acostumado nos últimos anos. O patamar de US$ 9,00/bushel é realidade, voltamos para a realidade – explica.

Durante o Fórum Soja Brasil, Mauro Osaki também vai apresentar a diferença competitiva entre Brasil, Estados Unidos e Argentina, que vai mostrar o quanto o produtor do Brasil gasta e arrecada em relação aos nossos principais concorrentes.

Participe

No próximo dia 3 de setembro, o Canal Rural realiza o segundo Fórum Soja Brasil na safra 2015/2016. Diretamente da Expointer 2015, em Esteio. O tema do encontro será um debate custos de produção. O evento começa às 18h30, na Casa RBS. O C2 Rural transmite ao vivo para todo o país.

Os palestrantes vão trazer para a discussão as expectativas econômicas e vão debater a competitividade da produção de soja no Brasil comparada aos concorrentes Argentina e Estados Unidos. Além disso, haverá dicas sobre como o manejo da produção pode resultar em redução de custos.

Para acompanhar o Fórum Soja Brasil ao vivo, é necessário fazer uma inscrição prévia. O cadastro é gratuito e gera um certificado de participação. Para se inscrever, clique aqui.

Participam do debate o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, o diretor-executivo da Aprosoja Brasil, Fabrício Rosa, a diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o pesquisador do Cepea Mauro Osaki e o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte.

Veja mais informações:

Soja Brasil/Divulgação
Soja Brasil/Divulgação

>>> Veja mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile