O fórum pretende reforçar a discussão da importância da agricultura no abastecimento e na segurança alimentar da população. A FAO estima que, atualmente, um bilhão de pessoas passam fome no mundo. De acordo com o gerente de comunicação da Andef, Antonio Carlos Moreira, a preocupação do evento é chamar a atenção da população para a importância da agricultura sustentável na produção de alimentos.
? Os números da FAO provam que é necessária essa mobilização. Um bilhão de pessoas passando fome no mundo faz com que nós estejamos sempre em alerta ? aponta Moreira.
De acordo com o gerente de comunicação, essa realidade pode mudar. Há 30 anos havia falta de alimentos, e hoje existe abundância de variedades nas prateleiras dos supermercados. O cenário mudou através de uma agricultura fortalecida pela tecnologia. Segundo Moreira o que chama a atenção no Brasil é como o país saiu de um sistema agrário subdesenvolvido para um agronegócio que é responsável pelo sucesso comercial do país.
? A agricultura não é uma evolução natural. É preciso que a ciência, as inovações e a tecnologia sejam incorporados permanentemente ao campo ? afirma Moreira.
Os painéis do fórum vão tratar de temas como a importância da pesquisa e do conhecimento para a agricultura, a promoção do alimento produzido com qualidade e de forma sustentável e também devem mostrar um cenário que projeta a situação da alimentação mundial em 2050.
Assista à entrevista completa de Antonio Carlos Moreira: