O fórum vai reunir dirigentes e técnicos da iniciativa privada e de órgãos públicos de todo o país para discutir o panorama do setor. Durante o evento, será apresentado o Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Minas Gerais. O estudo é pioneiro no país e vai balizar as ações do Governo de Minas, com a criação de uma política pública voltada para o uso racional e sustentável das áreas com potencial para irrigação.
As discussões temáticas também vão abordar a organização do primeiro território de agricultura irrigada no Estado, que será implantado na bacia do Paranaíba. Na oportunidade, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Seapa-MG, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o objetivo de compartilhar informações para a implantação dos Planos Diretores de Recursos Hídricos e de Agricultura Irrigada.
Um dia após o fórum no BDMG, será realizada uma visita técnica a uma propriedade no município de Baldim, a 110 quilômetros de Belo Horizonte, onde os participantes conhecerão os trabalhos de manejo integrado de solo e água na exploração consorciada de lavoura, pecuária e florestas.