Fórum Soja Brasil vai mostrar a realidade para o produtor, afirma Faeg

Bartolomeu Braz Pereira acredita que o evento em Goiás é fundamental para o sojicultor tomar as melhores decisões neste início de safra

Bartolomeu Braz Pereira acredita que o evento em Goiás será fundamental para o sojicultor tomar as melhores decisões neste início de safra

O Estado de Goiás vai receber a primeira viagem do Projeto Soja Brasil 2014/2015. Em entrevista ao site do Soja Brasil, o vice-presidente institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Bartolomeu Braz Pereira, acredita que é um momento importante para a agricultura da região e que as atividades previstas ajudarão a informar o produtor rural.

• Veja o roteiro do Projeto Soja Brasil em agosto

O dirigente acredita que a próxima safra será complicada, com muitos problemas chamados “fora da porteira”, como infraestrutura para o escoamento do grão e a possibilidade da queda de preços no mercado internacional.

– O fórum é a oportunidade para o sojicultor saber para onde vai. Queremos evitar que eles tomem o caminho errado. Ele precisa saber das dificuldades, quanto o produto dele vai custar e a tendência de mercado. Bem informado, ele tomará a melhor decisão. É dever da Faeg auxiliar o agricultor para que ele se mantenha abastecido de informação – comenta Pereira.

• Primeiro fórum do Projeto Soja Brasil será em Goiás

O vice-presidente da Faeg acredita que a escolha de Rio Verde como palco do Fórum Soja Brasil: desafios para a safra 2014/2015 é ideal. Para ele, a cidade é uma referência na produção agrícola no Estado e no país, com o PIB agrícola estimado em R$723 milhões.

– Rio Verde é uma referência no agronegócio de Goiás. É o maior PIB agrícola do Estado, tem o maior número de produtores, além de existir uma excelente capacitação dos agricultores dessa região – explica Bartolomeu Braz Pereira.

Carreta do Canal Rural

Além do fórum, alguns municípios de Goiás vão receber a Carreta do Canal Rural. A caravana pretende levar informação, debates e oficinas por onde passar. As cidades de Cristalina, Joviânia, Jataí e Mineiros receberão as primeiras viagens da caravana. As oficinas do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO) estão na programação.

– A carreta vai ampliar algumas ações que já fazemos. Será oferecida assistência jurídica, oficinas sobre as novas legislações trabalhistas e sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), que tem um período para ser feito. Vamos ajudar o agricultor a evitar possíveis pendências por desconhecimento da legislação – completa o vice-presidente institucional da Faeg.

A realização do roteiro do Soja Brasil em Goiás tem a parceria da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Faeg) e da Associação de Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja -GO). Conta também com o apoio local do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar – GO), do Sindicato Rural de Rio Verde, da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), de Martins & Sobrinhos – Concessionário John Deere , Querência Máquinas – Revenda Stara e Caixa Econômica Federal.

 

Soja Brasil/Divulgação
Soja Brasil/Divulgação