Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Franciso Beltrão recebe debate sobre agricultura familiar livre de transgênicos

Cidade paranaense sedia 9ª Jornada de Agroecologia a partir do dia 19Cerca de 3 mil agricultores familiares da Região Sul, do estado do Mato Grasso e uma delegação de pequenos produtores de países da América Latina debatem, a partir desta quarta, dia 19, a agricultura familiar livre de transgênicos. O encontro ? a 9ª Jornada de Agroecologia ? ocorre na cidade paranaense de Franciso Beltrão.

Segundo Luiz Perin, um dos coordenadores da jornada, são esperados para o evento trabalhadores sem terra, camponeses, comunidades tradicionais, estudantes, assentados, técnicos e pesquisadores. Um total de 20 entidades prepararam o encontro, entre elas a Via Campesina, o Fórum Regional de Entidades da Agricultura Familiar e a Rede Ecovida.

? Vamos discutir um novo modelo de produção para a agroecologia. Estamos preocupados em construir uma nova matriz tecnológica com sustentabilidade para as propriedades e os agricultores familiares, respeitando o uso de produtos sem agrotóxicos ? comentou Perin.

Segundo Perin, os agricultores familiares estão preocupados com o aumento do uso de agrotóxicos nas lavouras. Cerca de 90% da soja da região de Francisco Beltrão é transgênica e recentes pesquisas indicam, segundo os organizadores da jornada, a contaminação genética pelo milho alterado geneticamente no Paraná.

Debates, atos públicos e 40 oficinas relacionadas ao tema fazem parte da programação. Durante todo o evento, funcionará no local uma feira de produtos agroecológicos, troca de sementes e um túnel do tempo sobre o desenvolvimento da agricultura.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a agricultura familiar corresponde a 84,4% das unidades rurais do país. São cerca de 4,36 milhões de propriedades que envolvem em média a mão de obra de quatro trabalhadores por estabelecimento.

Sair da versão mobile