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Diversos

Frango: exportação em março caiu quase 10% em comparação a 2018

De acordo com a ABPA, o volume ficou em 340,5 mil toneladas contra 376,2 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado

Foto: Canal Rural

Um estudo realizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) mostrou que as exportações brasileiras de carne de frango, considerando todos os produtos, entre in natura e processados, alcançaram 340,5 mil toneladas em março, volume 9,5% inferior que as 376,2 mil toneladas exportadas no mesmo período do ano passado.

Em receita, o embarque mensal alcançou US$ 564,8 milhões, saldo 4,1% menor que as vendas de março de 2018, quando foram obtidos US$ 589,1 milhões.

No ano, o saldo acumulado é de 939,3 mil toneladas, número 7,6% inferior ao volume exportado no primeiro trimestre do ano passado, de 1,016 milhão de toneladas.  Já o resultado em receita alcançou US$ 1,543 bilhão, desempenho 3,8% menor que o obtido em 2018, com US$ 1,604 bilhão.

Fonte: ABPA / Divulgação

“Apesar de inferior ao mesmo período do ano passado, o volume de exportações de março é superior ao saldo de fevereiro deste ano, e mostra o ritmo de crescimento das exportações mês a mês.  Neste contexto, o preço médio geral de março foi 5,5% superior ao mesmo período do ano passado, impulsionado especialmente pelas vendas do Oriente Médio e Ásia”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Os Emirados Árabes Unidos se destacaram no mês, com importações de 36,3 mil toneladas, 23% a mais na comparação com março de 2018.  Catar também incrementou suas compras, com total mensal de 7,4 mil toneladas com 40%.

As vendas para a União Europeia também cresceram no mês passado, chegando a 20,3 mil toneladas com acréscimo de 5%.

Líder entre os importadores de carne de frango do Brasil, a China também incrementou suas compras no mês, chegando a 41,7 mil toneladas ou 2%.

“Além da consolidação da China como principal destino da carne de frango brasileira, a forte elevação das vendas para os Emirados Árabes indicam a sustentação do fluxo de produtos halal no Oriente Médio”, ressalta Ricardo Santin, diretor-executivo da ABPA.

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