Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frente Parlamentar apoia aumento de biodiesel no diesel vendido no Brasil

Empresas do setor defendem que mistura passe dos atuais 5% para 20%A Frente Parlamentar Ambientalista reforçou, em café da manhã nesta quarta, dia 11, o apoio à ampliação dos índices de biodiesel no diesel comercializado no país. As empresas do setor defendem que a mistura passe dos atuais 5% para 20% até 2020.

Segundo o presidente da União Brasileira de Biocombustíveis (Ubrabio), Juan Diego Ferrés, o setor já possui capacidade para dobrar a produção e atender a um eventual aumento da demanda por combustível com 10% de mistura de biodiesel.

? Não se questionam os benefícios que o B5 (diesel com 5% de biodiesel) já trouxe para a nação. O que propomos aqui é ampliar essas vantagens por meio de um novo marco regulatório e do aumento da mistura obrigatória inicialmente para B10 e, até o ano de 2020, para B20 ? disse Ferrés.

Avanço tecnológico

Na avaliação do coordenador do Grupo de Trabalho de Energias Renováveis e Biocombustíveis, deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), a adoção obrigatória do diesel B10 e B20 também poderia melhorar a capacidade tecnológica do setor.

? Não precisamos ficar nos 5%. Podemos passar para 10%, 12% agora. Já temos competência e capacidade para produzir. O que necessitamos é de um mercado cativo, para que os produtores brasileiros introduzam a cada ano mais tecnologia, mais conhecimento para produzir mais e melhor ? afirmou Thame.

Na Câmara, existe uma série de projetos que propõe a ampliação dos percentuais mínimos de biodiesel no diesel. Um deles (PL 5587/09), de autoria do próprio Mendes Thame, estabelece o aumento gradual do biodiesel na mistura vendida nas regiões metropolitanas, com a adoção do B20 em 2018.

Menos poluente

Estudo da Ubrabio, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que os novos percentuais de biodiesel trariam também benefícios ambientais e de saúde pública. Por ser menos poluente, o biodiesel contribui para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Conforme a publicação, o uso da mistura B10 resultaria em 3 mil internações e 420 óbitos a menos nas seis principais capitais brasileiras. A mistura B20 teria um impacto de menos 4, 8 mil internações e menos 690 óbitos.

De acordo com a Ubrabio, toda a cadeia produtiva do biodiesel já foi capaz de gerar cerca de 1,3 milhão de empregos no Brasil. Com a adoção de 20% de biodiesel no diesel comercializado, a estimativa é que sejam criados 6 milhões de novos postos de trabalho.

Sair da versão mobile