Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Frio beneficia plantações de maçã em Santa Catarina

Produtores acreditam em um crescimento de 10% em relação ao ano passadoO município de Fraiburgo, na região meio oeste de Santa Catarina, é um dos maiores produtores de maçã gala e fugi do país. São 4 mil hectares plantados com macieiras, que por ano rendem cerca de 200 mil toneladas entre as duas variedades.

No ano passado, os números da produção caíram em pelo menos 5% por causa do frio e da geada fora de época, condições climáticas que, neste ano, vieram no momento ideal.

Segundo os produtores, o que faz com que o frio intenso e a geada nesta época do ano sejam vistos com bons olhos, é o fato dos pomares estarem em fase de dormência. A seiva desce para a raiz e as macieiras se fecham, como forma de recarregar as energias. Somente quando os dias ficam mais longos e o calor começa a chegar é que a planta se abre, dando origem às flores, que iniciam um novo ciclo.

Dados da Associação Brasileira de Produtores de Maçã apontam que na última semana a região teve cerca de 200 horas de frio, forte indicativo de uma boa colheita.

O produtor Elvito Coldebella tem 15 hectares plantados com maçã gala. O ano passado, ele conseguiu colher 600 toneladas.

– Eu acho que devemos aumentar a produção em cerca de 10% em 2013 – disse.

Sair da versão mobile