? Comidas de passarinho da caatinga estão chegando à mesa do paulista como frutas secas e agradam ? diz Leonardo Chiappetta, diretor do Empório Chiappetta.
Ele foi um dos palestrantes no III Fórum Internacional da Fruticultura, promovido pelo Sebrae e parceiros em Mossoró (RN).
A empresa dirigida por Leonardo desenvolveu projetos e firmou parceria com o Sebrae em vários estados da região nordestina, do sul e sudeste, para ensinar manuseio e técnicas para produzir frutas secas nas comunidades rurais.
? Frutas secas representam grande oportunidade de mercado. Hoje em dia, o consumidor quer a fruta quase mastigada. Além disso, o hábito de comer frutas secas foi muito utilizado na alimentação de soldados durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais ? argumenta o empresário.
Em cada bioma brasileiro existe uma gama de frutas a serem desidratadas e lançadas com sucesso no mercado, segundo ele. Nas datas de maior venda de alimentos, como no Natal e Páscoa, as frutas desidratadas podem ser agregadas a pratos tradicionais e às novas tendências da gastronomia.
As maneiras de expor o produto nas bancas são fundamentais para conquistar os consumidores, alertou Leonardo.
? O antigo é moderno. Loja de esquina em Paris ainda é sucesso ? exemplificou, para justificar que bancas de frutas bem arrumadas e coloridas ganham o cliente.
Principalmente se o seu dono oferecer como degustação um pedaço de fruta exótica desidratada com queijos diferenciados e outras novidades.