Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fruticultores da zona rural de Porto Alegre (RS) se reúnem para vender a produção

Esta ano o figo passa a integrar a lista das frutas comercializadas na tradicional festa da capital gaúchaComeça neste sábado, dia 7, uma das festas mais esperadas de Porto Alegre. Fruticultores que vivem na zona rural da capital gaúcha se reúnem para vender a produção. Esta será a 22ª Festa da Uva, Ameixa e Melão. E pela primeira vez, o figo também será comercializado.

A fruticultura da região ganhou fôlego em 2005, quando a prefeitura distribuiu 33 mil mudas de árvores. Em pouco tempo, as propriedades conseguiram triplicar a produção.

A família do produtor rural Guilherme Moresco é uma das responsáveis pelas quatro mil toneladas que devem ser colhidas na safra 2011/2012.

– Até agora a safra promete ser muito boa. O clima do inverno ajudou muito. No verão tem a seca, mas até agora está muito bom, não podemos reclamar. A previsão este ano é colhermos mais de 25 toneladas de figo – conta.

O figo é a novidade da festa. Só no pomar de Guilherme são sete mil pés e cada um deles dá três mil frutas a cada safra.

– Uma das políticas da Secretaria de Produção, Indústria e Comércio é fomentar não só a produção, mas também ajudar a escoar, na comercialização. Pra isso temos o Projeto Frutas da Época, aonde o município de Porto Alegre dispõe para os produtores a venda direta ao consumidor. Então o produtor tem uma rentabilidade maior na venda do seu produto e ganha também o consumidor, que adquire um produto de maior qualidade, porque a fruta basicamente é colhida no mesmo dia e com o preço bastante mais acessível. Isso dá uma diferença de cerca de 30% a menos do preço de varejo praticado no comércio – explica o diretor da Divisão de Fomento ao Agronegócio da prefeitura de Porto Alegre, Antonio Bertaco.

O quilo do figo deve ser vendido, em média, por R$ 5,00. A colheita começou neste mês e vai até a metade do ano. Os figos são armazenados em câmaras frias, a uma temperatura que varia entre 1ºC e 4ºC, de onde saem direto para a os pontos de venda.

A festa das frutas acontece neste fim de semana e também nos dias 14 e 15 de janeiro no Centro de Eventos Rurais do bairro Vila Nova, em Porto Alegre.

Sair da versão mobile