Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Funai prorroga restrição de permanência em terra indígena de Rondônia

Só poderão entrar na área pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios IsoladosA Fundação Nacional do Índio (Funai) prorrogou por três anos, a contar desta terça, dia 27, a restrição ao direito de entrada, locomoção e permanência de pessoas estranhas aos quadros da Funai na Terra Indígena Tanaru, em Rondônia. A portaria está publicada no Diário Oficial da União.

A terra, com pouco mais de oito mil hectares, está localizada nos municípios de Chupinguaia, Corumbiara, Parecis e Pimenteiras D’Oeste. Só poderão entrar, se locomover e permanecer na área, por tempo determinado, pessoas autorizadas pela Coordenação-Geral de Índios Isolados (CGII).

A restrição de ingresso não se aplica às Forças Armadas e policiais no cumprimento de suas funções institucionais. Ainda assim, o ingresso e a permanência delas na área deverá ser sempre acompanhada por funcionários da Funai.

A critério do órgão, as autorizações poderão ser suspensas em função das condições ambientais, climáticas. É proibida a exploração de qualquer recurso natural existente na reserva. A proibição será fiscalizada pelas equipes da Frente de Proteção Etno-Ambiemtal do Guaporé/CGII-Funai.

A proibição se baseia no reconhecimento dos direitos indígenas, estabelecidos pelo Estatuto do Índio e pela Constituição Federal, sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Sair da versão mobile