Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fundação SOS Mata Atlântica abre 2º edital para donos de terra receberem mudas do Clickarvore

Proprietários com bons resultados de conservação terão incentivo financeiroO Clickarvore, parceria entre a Fundação SOS Mata Atlântica e o Grupo Abril com o objetivo de estimular a restauração da Mata Atlântica a partir da participação de internautas e de uma grande rede de parceiros, encerrou nesta segunda, dia 20, as inscrições do primeiro edital para os proprietários de terras que tiverem interesse em restaurar suas propriedades com as mudas vindas do programa.

A partir desta terça, dia 21, o segundo edital será aberto para proprietários das seguintes regiões: sul e sudeste de Minas Gerais, oeste de São Paulo, sudoeste e leste do Mato Grosso do Sul e norte, centro e noroeste do Paraná. A porcentagem de mudas que será destinada para cada região é definida pelos internautas, que votam no site do projeto. As 201 mil mudas disponíveis nesta fase são provenientes do patrocínio de Grupo Schincariol-Fruthos, Earth Day Network /Avatar Home Tree Initiative, Editora Melhoramentos e WAP.

Os interessados em restaurar Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RL) ou, ainda, áreas de conectividade com outros remanescentes florestais ou Unidades de Conservação, precisam observar algumas regras: as áreas a serem restauradas devem estar dentro das áreas de abrangência do edital, também disponíveis no site; a área mínima para receber a doação das mudas é de 1,5 hectare e a máxima, 30. Serão consideradas as propriedades com maior relevância para a conservação da biodiversidade, como conectividade com outros fragmentos florestais ou Unidades de Conservação, ou ainda a importância para a manutenção de recursos hídricos.

Em cada área de abrangência do edital há um viveiro que orientará o proprietário na execução do projeto. Se os resultados para a biodiversidade e para a conservação forem atingidos, após os três anos de projeto o proprietário receberá um incentivo, que poderá ser direcionado para as atividades agropecuárias que realiza em sua propriedade.

? Queremos mostrar que é possível fazer a restauração florestal e a adequação ambiental desta propriedade, continuar a sua produção agropecuária e ainda receber um incentivo por isso ? explica Aretha Medina, coordenadora do programa Clickarvore.

Desafio Verde
Em cada voto diário, o internauta ganha pontos para jogar o Desafio Verde, criado para mostrar como funciona o processo de adequação ambiental de uma propriedade. Pelo jogo, cada internauta é dono de uma propriedade de terra onde poderá plantar e cuidar das suas mudas, além de desenvolver atividades de agricultura, pecuária ou, ainda, piscicultura. Em cada etapa evoluída o internauta terá aprendido sobre os benefícios da restauração para a Mata Atlântica e para sua propriedade virtual, como o aumento da quantidade de água, a biodiversidade e a melhoria nas atividades agropecuárias disponíveis no jogo.

Sair da versão mobile