Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fundecitrus cria sistema online de monitoramento do inseto transmissor do greening

Metódo organiza as informações sobre a ocorrência do inseto e de brotações e repassa aos citricultoresO Fundecitrus criou o sistema online Alerta Fitossanitário para auxiliar os citricultores no manejo regional do Huanglongbing (HLB/greening). O sistema organiza as informações sobre a ocorrência do inseto e de brotações e repassa aos citricultores. O pesquisador do Fundecitrus, Fabio Luis dos Santos, explica que o serviço permite que os produtores identifiquem os locais e momentos críticos de incidência de psilídeo Diaphorina citri e auxilia na tomada de decisão sobre o controle do inseto.

>>Citricultores de São Paulo farão ação conjunta para prevenir greening

– Logo na primeira avaliação, o monitoramento conjunto entre Fundecitrus e citricultores se mostrou extremamente importante para o controle da população do psilídeo – avalia Santos.

O número de insetos encontrados nos pomares de citros das regiões de Araraquara e Avaré mostra uma população alarmante do psilídeo, inseto que transmite o HBL. Os dados integram a primeira avaliação das armadilhas adesivas amarelas realizada conjuntamente entre Fundecitrus e citricultores.

Na avaliação realizada na região de Araraquara, na primeira quinzena de setembro, a média de psilídeos encontrados por armadilha foi de 0,17 insetos na somatória entre dados dos produtores e das áreas monitoradas pelo Fundecitrus. Se for levado em consideração apenas o monitoramento do Fundecitrus, o número médio de psilídeos encontrados salta para 1,56 por armadilha.
 
A região de Avaré apresentou uma média de 1,12 psilídeos nas armadilhas instaladas pelo Fundecitrus. A média regional, somando a avaliação dos produtores ficou em 0,1 insetos na primeira quinzena de setembro.
 
O Fundecitrus realiza ainda o monitoramento com o grupo regional de manejo de HLB da região de Santa Cruz do Rio Pardo, mas a avaliação das armadilhas ainda não foi concluída.

Santos explica que o grande número de insetos capturados se deve à implantação de armadilhas em propriedades, quintais e pontos estratégicos escolhidos pelo Fundecitrus. O encontro de um único inseto no pomar já é determinante para a realização do controle do psilídeo.

– O produtor precisa estar atento aos insetos, especialmente nesta época do ano em que ocorrem as brotações das plantas. Quanto maior é o número de brotos novos, maior é a probabilidade do aparecimento do psilídeo – afirma Santos.

Assista a entrevista com o pesquisador Fábio Luis dos Santos:

Clique aqui para ver o vídeo

>>Leia mais notícias sobre Citrus

Sair da versão mobile