Fundo Constitucional do Centro-Oeste Rural cria linha para agricultura sustentável

Objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufaO Fundo Constitucional do Centro-Oeste Rural (FCO Rural) criou mais uma linha voltada para a regularização ambiental, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), recuperação de pastagens, entre outras atividades cujo objetivo é reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Trata-se da linha ABC (Agricultura de Baixo Carbono), que também pode ser contratada com recursos próprios do Banco do Brasil e do BNDES. A nova linha para o FCO Rural foi aprovada dia 22 de setembro pelo Conselho Deliberativo

A linha ABC faz parte do Programa para Redução da Emissão de Gases e Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC), criado desde a safra 2010/2011 pelo Banco Central do Brasil. O objetivo é financiar práticas agrícolas adequadas, com tecnologias adaptadas e sistemas produtivos eficientes que contribuam para mitigar a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Os beneficiários são produtores rurais, na condição de pessoas físicas e jurídicas, suas cooperativas de produção e associações de produtores, desde que se dediquem à atividade produtiva no setor rural.

O Sistema Famato orienta aos produtores interessados que procurem os agentes financeiros para conhecer as condições e benefícios que cada fonte de recurso do ABC oferece, seja pelo FCO, BNDES ou recursos próprios do Banco do Brasil. Os produtores devem apresentar os projetos para a fonte de recurso que julgarem mais interessante.

O Sistema Famato é composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) – entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado -, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).