Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Fundo de Restauração da Mata Atlântica deve incluir ampliação das áreas de preservação

Aprovação do Código Florestal é considerada retrocesso e incoerência entre ambientalistasO Fundo de Restauração da Mata Atlântica, que será implantado pelo Ministério do Meio Ambiente, deve incluir ações como a ampliação das áreas de preservação permanente (APPs) do bioma e a elaboração de um inventário para contabilizar a biodiversidade.

O fundo servirá de subsídio para os planos municipais de restauração do bioma. De acordo com o diretor do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João de Deus Medeiros, que participou da Semana da Mata Atlântica 2011, em Curitiba (PR), o governo tem o compromisso de gerenciar a ecorregião, considerada a mais ameaçada do continente americano.

Painéis expostos no evento mostram que o Brasil mantém bem conservadas apenas 7% da cobertura original da Mata Atlântica. Há ainda 27% de áreas remanescentes em diferentes estágios de conservação. No Paraná, a Mata Atlântica representa 14% do território.

Ambientalistas presentes no evento criticaram a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Código Florestal.

? Temos o receio de que as alterações feitas no Código Florestal resultem no descumprimento de compromissos estabelecidos pelo país nas convenções da Diversidade Biológica (CDB) e do Clima. Assumimos o compromisso de recuperar grandes áreas dos ecossistemas terrestre e marinho ? afirmou o presidente do Conselho Nacional de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleiton Lino.

Ele destacou ainda a importância de o Brasil ser uma referência mundial no assunto por causa da aproximação da Rio+20, evento da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizado no país no próximo ano. 

Entre os ambientalistas, há o consenso de que a aprovação do Código Florestal, do jeito que está, será um retrocesso e uma incoerência, tendo em vista os acordos internacionais já firmados.

 

Sair da versão mobile