MEIO DA SEMANA

Geada e pancadas de chuva no Sul marcam esta quarta-feira

Em outras regiões, como em estados do Centro-Oeste e Nordeste, tempo seco persiste, reduzindo quantidade de água no solo

Tempo instável, frio e pouca chuva marcam boa parte das regiões brasileiras. Confira as condições meteorológicas no país para esta quarta-feira (19):

Sul

O tempo firme se espalha pela maior parte da região Sul. O frio persiste na região, porém, as geadas ficam mais restritas ao centro-sul gaúcho.

Dessa forma, são esperadas pancadas isoladas e sem grande volume no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. O motivo é a circulação dos ventos úmidos que sopram do mar contra a costa  associados ao centro de alta pressão atmosférica que se desloca para o oceano.

Além disso, é justamente por conta desse deslocamento para o oceano que o frio perde espaço no continente.

Sudeste

O tempo segue instável na faixa leste da região devido ao avanço da frente fria em alto mar. Contudo, o sistema pode provocar chuvas expressivas no Rio de Janeiro. Há possibilidades de transtornos, mas de forma pontual.

Em São Paulo, sul e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, a chuva será irregular e sem grande intensidade. Nas demais áreas da região, o tempo firme predomina.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina no Centro-Oeste de forma generalizada e a expectativa é de sol e calor ao longo do dia.

Nordeste

Nada de chuva por enquanto na maior parte do Nordeste, que continua sob efeito de uma massa de ar seco. No entanto, pancadas isoladas são esperadas no litoral, mas sem grande intensidade.

Norte

O tempo firme se espalha pela maior parte da região Norte do país. No entanto, pancadas rápidas e sem grande volume ainda podem ser registradas na faixa norte do Amazonas, Pará e em todo o estado de Roraima e do Amapá devido a combinação entre calor e umidade.

___

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.