Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Geada preocupa produtores de milho do Paraná

Estado deve perder até 15% com prejuízos relacionados ao climaSegundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o sul do Brasil deve perder pelo menos 10% da produção de grãos por conta do clima. A estiagem no final de 2008 e início deste ano levou a instituição a baixar o volume de grãos da região para 53,5 milhões de toneladas. Com a chegada do frio, a geada é a grande preocupação. O Paraná, maior produtor nacional de milho, deve perder até 15% entre prejuízos com a seca e com a geada.

Neste inverno, a lavoura de milho do produtor Onivaldo Dante, de Cambé, no norte do Paraná, ficou 10% mais cara do que a mesma área em 2008. Agora, com a planta seca pela geada de dois dias na semana passada, as espigas que estão na fase final de enchimento do grão, indo para a maturação, também dão sinais de que sentiram o frio exagerado. As perdas são evidentes.

O Paraná plantou 1,5 milhão de hectares com milho neste inverno. Até maio, a previsão da Secretaria de Agricultura era de uma safra de 4,9 milhões de toneladas. Esse volume já era 14% menor do que a safra de 2008. Acontece que a estiagem que atingiu o Estado no final do ano passado e começo deste prejudicou tanto a colheita da safra de verão, como o plantio das lavouras de inverno. Agora, é a vez das geadas ameaçarem a produtividade da cultura.

As regiões oeste e noroeste do Paraná concentram 70% da área total de milho do estado. Com a maioria das lavouras em fase de floração e frutificação, há o risco de mais perdas/ o departamento de economia rural da secretaria de agricultura deve divulgar um relatório sobre perdas incluindo geadas após o dia 20.

Sair da versão mobile