Geadas prejudicam lavouras de café de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, diz Cepea

Prejuízos nas regiões cafeeiras ainda não foram calculadosAs geadas ocorridas na semana passada atingiram algumas regiões cafeeiras do Brasil. As perdas ainda não foram avaliadas, mas agentes consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Pesquisas Aplicadas (Cepea) afirmam que em algumas cidades no sul de Minas Gerais, noroeste do Paraná e em parte das lavouras da região de Garça, em São Paulo, foram verificados danos às plantações.

Apesar de não haver relatos de prejuízos imediatos aos grãos da safra 2011/2012, as geadas e o frio devem prejudicar a florada e a vegetação dos cafezais da temporada 2012/2013. Como parte das folhas foi queimada, a planta, ao invés de utilizar seus nutrientes para a fixação das floradas, que devem ocorrer em meados de setembro, concentrará suas forças na reposição das folhas perdidas, o que pode resultar em menor produtividade.

No mercado interno, de acordo com pesquisadores do Cepea, o volume de negócios ainda é limitado, visto que vendedores aguardam preços maiores, diante de possíveis perdas causadas pelas geadas. O Indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou nessa quarta, dia 10, a R$ 445,40 por saca de 60 quilos, aumento de 0,45% em relação ao fechamento da quarta anterior.