– Não é possível a estrada servir de armazenagem de grãos. O caminhão só deve descer quando estiver agendada a descarga e os terminais portuários precisam ter pátios de estacionamento. É falta de planejamento. Não podem descer todos os caminhões ao mesmo tempo – afirmou.
O governador citou o fato de ter havido supersafra este ano e uma greve no porto há cerca de 30 dias.
– Mas o problema se resolverá rapidamente com a central de agendamento por parte da Codesp (Controle de Segurança dos Portos).
Alckmin afirmou ainda que as obras para a ampliação da Rodovia Cônego Domênico Rangoni já começaram e haverá mudanças no trevão da Anchieta com essa rodovia, o que também deve ajudar a melhorar o fluxo de veículos no local. Ele disse também que no próximo dia 29 será inaugurado o alcoolduto ligando Paulínia a Ribeirão Preto.
– Todo o álcool que vai de caminhão irá por polidutos. Ficou pronto o alcoolduto Paulínia a Ribeirão Preto e será utilizado de Paulínia até os portos os chamados polidutos. Isso vai tirar muitos caminhões das estradas.
O governador também disse que é preciso aumentar o transporte de cargas por ferrovias.
– Para isso, precisamos acelerar o ferroanel. Estamos trabalhando com o governo federal para ver de quem é a responsabilidade. É (um transporte) muito mais eficiente e barato.
Para Codesp, agendamento traz mais fluidez em Santos (SP)
A Companhia das Docas do Estado de São Paulo (Codesp) afirmou que a Central de Agendamentos, mencionada pelo governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), é suficiente para desafogar as rodovias de acesso ao Porto de Santos (SP) dos caminhões à espera do embarque da carga. De acordo com a assessoria de imprensa da Codesp, as rodovias que ligam a capital paulista a Santos ficarão livres com organização eficiente da entrada de caminhões que tentam descarregar a safra recorde de grãos.
O porto tem condições de atender a 2,5 mil caminhões por dia. As filas nas últimas semanas encontram justificativa, conforme a assessoria da Codesp, no grande número de veículos que chegou no porto ao mesmo tempo. A Central de Agendamentos não é novidade, mas não estava sendo utilizada corretamente, informou a assessoria. Segundo a Codesp, os caminhões que chegam ao porto pelo lado do município do Guarujá estão todos cadastrados e com hora marcada para desembarcar a carga.
A Codesp lembrou, ainda, que o Porto de Santos ganhou eficiência após o término da dragagem, que agora permite entrada e saída de navios ao mesmo tempo. Nesta segunda, dia 25, 90 navios esperam na entrada do porto. As embarcações necessitam de autorização de cinco órgãos diferentes para dar prosseguimento à operação, entre eles Receita Federal, Marinha e Polícia Federal (PF). O navio com mais tempo de espera chegou à barra do porto (cerca de 10 quilômetros da entrada) em 14 de janeiro.
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