Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Giovani Cherini protesta contra alteração na Lei de Proteção de Cultivares

Segundo deputado federal, agricultor tem que ter o direito de elaborar a sua própria sementeCom base na Lei de Proteção de Cultivares, nº 9.456, de 1997, os produtores podem elaborar as próprias sementes. Mas há uma movimentação na Câmara dos Deputados, através do projeto de lei (PL) nº 2325, de 2007, da deputada federal Rose de Freitas (PMDB-ES) de alterar a lei. Nessa quarta, dia 19, o deputado federal Giovani Cherini (PDT-RS) assumiu a tribuna para protestar contra essas mudanças.

• Semente salva, a quem interessa não permitir?

Segundo Cherini, caso o PL nº 2325 for aprovado, os agricultores terão que adquirir semente todas as safras.

– O PL impossibilita a elaboração de sementes próprias e criminaliza quem fizer sementes. Até quem elaborar uma muda de flor em casa passará a ser criminoso – declara Cherini.

O deputado relata que o PL favorece meia dúzia de empresas internacionais.

– Queremos acabar, derrubar esse projeto e garantir a remuneração adequada aos agricultores. E não garantir a remuneração adequada às multinacionais – afirma.

De acordo com ele, a Lei nº 9.456 já protege as multinacionais.

– Lei de Proteção de Cultivares é uma lei muito avançada no Brasil, que protege quem pesquisa e protege as empresas durante 15 anos. Será que 15 anos não é o suficiente para essas empresas que fazem pesquisas? – questiona.

Para o deputado, os produtores brasileiros não podem ficar à mercê de grandes empresas, como a Monsanto.

– Que coisa engraçada, esse ano, a lagarta helicoverpa atacou todo o Brasil ao mesmo tempo. Eu penso que, de repente, houve uma plantação de lagarta no Brasil para favorecer, mais uma vez, uma empresa. Eu não sei se a lagarta helicoverpa não veio plantada por algum desses interesses transnacionais que chegaram aqui no Brasil. Estou desconfiado, mas não existem provas – relata Cherini.

Conforme o deputado, o projeto não serve para a agricultura brasileira.

– Se mexerem na lei, o produtor não poderá salvar nenhuma semente. O agricultor tem que ter o direito natural e universal de efetuar a sua própria semente. Isso é segurança alimentar, é sobrevivência. E o projeto impossibilita a elaboração de sementes próprias. Queremos acabar com o PL. Se for em votação, vamos derrotá-lo. Não vamos deixá-lo ser aprovado – assegurou.

Tramitação

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou em agosto de 2013 a proposta que altera a Lei de Proteção de Cultivares para ampliar os direitos dos responsáveis pelo melhoramento genético de vegetais em relação à multiplicação de cultivar protegida.

Atualmente, a proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

• Confira a entrevista na íntegra:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile