A senadora é filiada ao partido desde 1989 e, em 2002, compôs a equipe de transição do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela é mulher do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e assumiu a presidência do PT no Paraná em 2008.
Gleisi disputou uma vaga para o Senado em 2006 e concorreu à prefeitura de Curitiba em 2008, mas só no em 2010 conquistou a primeira vitória nas urnas. Foi diretora financeira da Itaipu Binacional e secretária de Gestão Pública de Londrina (PR) e de Reestruturação Administrativa de Mato Grosso do Sul. É advogada e tem 45 anos.
Palocci
O ministro enviou uma carta à presidência nesta terça solicitando sua demissão do cargo. A presidente aceitou a solicitação e ressaltou que “lamenta a perda de tão importante colaborador”. Destacou ainda a valiosa participação do ministro em seu governo e agradeceu os inestimáveis serviços que prestou ao governo e ao país.
Denúncias sobre a evolução patrimonial do ministro foram apresentadas em reportagem publicada pelo jornal Folha de São Paulo. No período de 2000 a 2006, em que ele atuou como deputado federal, o patrimônio do ministro teria aumentado 20 vezes.