Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Goiás publica portaria confirmando taxação da exportação de grãos

Estado cria limite obrigatório de reserva interna de soja e milho; setor vai questionar medida nos próximos dias

Fonte: Fabio Scremin/APPA

Foi publicado no Diário Oficial de Goiás da última sexta-feira, dia 1º, nova portaria (veja abaixo) que reitera a decisão do estado em taxar as exportações de grãos ao criar um limite obrigatório de reserva interna em soja e milho. A regra determina que o produtor pague Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a quantidade que ultrapassar o limite de 70% de sua produção na venda para fora do estado. Se, por exemplo, ele vender 100% da colheita para fora de Goiás, será obrigado a pagar ICMS sobre 30% do volume.

A publicação é uma surpresa para o setor, que esperava a revogação da medida, como havia sido o entendimento entre entidades e governo. Há duas semanas, o Canal Rural conversou com o governador de Goiás, Marconi Perillo, que, após audiência com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, prometeu rever a decisão. 

Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz Pereira, o setor está tentando contato com o governo para questionar tal atitude e deve, nos próximos dias, se movimentar para tentar reverter a situação.

A assessoria do governo goiano afirma que o estado está tentando fazer uma mediação entre setores (produtor e indústria) e que nos próximos dias pode haver uma reunião. 

Sair da versão mobile