Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governador do Paraná lança licitação para compra de equipamentos de usina

Produtora de biodiesel será destinada ao uso e consumo de agricultores familiaresO projeto-piloto para a instalação de uma usina produtora de biodiesel destinado ao uso e consumo de agricultores familiares deverá se transformar em realidade na metade do próximo ano, marcando o início do programa Paraná Bioenergia. O governador do Estado Roberto Requião lançou formalmente, durante a Escola de Governo dessa terça, dia 17, o edital de licitação da Copel, em regime de concorrência pública, para a aquisição das máquinas e equipamentos que integrarão a planta de produção de biodie

? A partida está dada e tenho certeza que o projeto será um sucesso ? afirmou Requião.

O preço máximo global, estabelecido pela Copel para a licitação, na modalidade “técnica e preço”, é de R$ 2,475 milhões. As propostas recebidas serão abertas em 8 de janeiro, com previsão que a unidade esteja em funcionamento “a partir de junho ou julho de 2010”, conforme adiantou Luiz Antonio Rossafa, diretor de engenharia da Companhia e seu presidente em exercício.

A instalação de usinas de biodiesel capazes de atender às necessidades de pequenos produtores rurais da agricultura familiar é uma ideia do governador Requião, como forma de permitir acesso a um combustível natural e com baixo custo e, adicionalmente, renda à sua atividade. Ele encarregou a Copel e a Secretaria da Agricultura e Abastecimento de estruturarem um projeto que se mostrasse viável e sustentável, de forma a poder ser multiplicado por outras regiões.

? O grande diferencial desse estudo é evitar o passeio do biodiesel e o repasse desses custos aos pequenos produtores. Levamos em consideração que a usina de biodiesel deve funcionar em sistema de circuito fechado, atendendo com economicidade uma coletividade situada num raio de até 50 quilômetros ? resumiu o secretário da Agricultura do Paraná, Valter Bianchini.

Dentro desse projeto de pesquisa, a Copel estruturou uma usina-piloto com capacidade de produzir cinco mil litros diários de óleo combustível vegetal (o biodiesel), utilizando a soja como matéria-prima, mas não impedindo o uso de outras espécies de oleaginosas. Nesse estudo, também foi considerado o aproveitamento dos subprodutos obtidos no processo de produção do biocombustível na própria atividade, que na região de São Jorge do Oeste inclui a criação de aves, suínos e a produção de leite e derivados.

? O projeto é ancorado em cooperativas de agricultores familiares com apoio decisivo da prefeitura, mas só se tornou definitivamente viável com o Decreto 5.595, assinado pelo governador Requião em outubro, que concede benefícios fiscais às operações realizadas no âmbito do projeto. Pode-se dizer que este é o produto mais nobre gerado por esse esforço destinado a tornar viável a instalação dessa usina piloto de biodiesel ? detalhou o diretor de engenharia da Copel, Luiz Antonio Rossafa.

Sair da versão mobile