Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo de Alagoas fortalece extensão rural

Mais de 100 profissionais são capacitados para atuar no campo e prestar orientação aos agricultores familiaresOs agricultores familiares de Alagoas em breve poderão contar com o apoio e a orientação de novos agentes de extensão rural. Na última semana, 115 profissionais de diversas áreas começaram a capacitação chamada Formação Inicial para Agentes de Ater, no Centro de Treinamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Carpina (PE).

A capacitação se encerra no dia 11 de fevereiro. Até lá, os produtores serão apresentados aos programas e projetos dos governos estadual e federal que têm como foco o apoio ao agricultor familiar e vão obter informações sobre como ter acesso a essas políticas públicas.

? Essa capacitação inicial é uma etapa que orienta os novos agentes de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) no que fazer na extensão rural e tem como objetivo despertar os novos técnicos para o ambiente de trabalho, destacando as responsabilidades e compromissos que o serviço de extensão rural deve ter com a sociedade ? destacou a superintendente Rita de Cássia, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

? A prática extensionista, pelas exigências particulares para uma ação qualificada, exige que os agentes de Ater estejam permanentemente atualizados, informados e capacitados para uma ação democrática e participativa, de modo que posam contribuir com as famílias rurais nos seus processos de tomada de decisão. Eles serão educadores informais ? frisou Rita de Cássia.

Fortalecimento

Segundo Rita de Cássia, o fortalecimento do serviço de extensão rural em Alagoas teve início em 2007, quando o governador Teotonio Vilela negociou com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) um volume de recursos, por meio de convênios, para reestruturação.

Até agora, já houve seleção de três turmas com mais de 100 profissionais para atuar no campo: uma em 2008, outra em 2010, cujos profissionais continuam atuando até agora, e esta de 2011.

? A Ater assume um papel fundamental de oportunizar políticas públicas nos diversos segmentos da agricultura ? disse a superintendente.

O atual convênio para seleção e capacitação dos novos profissionais para atuar como agentes de Ater é entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Foram selecionados os seguintes profissionais: nutricionistas, zootecnistas, engenheiros agrônomos, assistentes sociais, médicos veterinários, economistas, administradores, engenheiros de pesca, técnicos em agropecuária, um contador, um advogado, um engenheiro florestal, um engenheiro civil, um arquiteto, um técnico em edificações e um psicólogo.

Expectativa

O engenheiro agrônomo Eduardo Freitas é um dos selecionados para a capacitação. Ele já sabe que vai atuar no município de Santana do Mundaú, na região da Mata, e está com expectativas, pois será sua primeira experiência como profissional da área.

? Espero ajudar os agricultores e aprender muito com eles ? disse.

A assistente social Andréia Soares vai encarar o período como agente de Ater como um desafio.

? Já trabalhei com outro segmento da agricultura, mas, para o acompanhamento com os agricultores familiares, é preciso sim que antes tenha essa capacitação ? frisou.

Sair da versão mobile