O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, vai estabelecer acordo de cooperação técnica com a Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) para ampliar o comércio de alimentos e produtos agropecuários brasileiros no mercado mundial. A publicação do documento foi autorizada esta semana pelo ministro.
O acordo prevê três eixos de atuação: eventos de promoção comercial e imagem, atração de investimentos e inteligência comercial. A duração do acordo será de dois anos e os recursos envolvidos chegam a R$ 12 milhões, segundo o secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do ministério, Odilson Luiz Ribeiro e Silva. Do total, a pasta contribui com 30% (até R$ 3,6 milhões) e a Apex-Brasil cobre 70% (até R$ 8,4 milhões).
Entre as ações de promoção do agronegócio, o acordo prevê missões empresariais, encontros com compradores no Brasil, seminários e elaboração de material promocional. Para atrair recursos internacionais ao agronegócio brasileiro, serão desenvolvidos bancos de dados de investidores estrangeiros, serviço de relacionamento com o investidor e um portfólio de projetos de investimentos no mercado local.
De acordo com o secretário Ribeiro e Silva, conforme publicado em nota, a meta do ministério é levar o agronegócio do país a uma participação de 10% na movimentação global do setor. Do US$ 1,17 trilhão movimentado pelo comércio mundial do agronegócio, o Brasil foi responsável por US$ 82,63 bilhões (em 2015), o equivalente a 7,04%.