Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo anuncia criação de projetos de agricultura de precisão em 2012 para todo o país

Ministério da Agricultura pretende estimular a utilização das técnicas e criar projetos adequados às necessidades de cada regiãoNa primeira semana de 2012, o Ministério da Agricultura anunciou a criação de projetos pilotos de agricultura de precisão em todo o país neste ano. Com a medida, o governo federal pretende estimular a utilização das técnicas, por meio da realização de workshops, projetos de transferência de tecnologia, discussões sobre padronização eletrônica entre máquinas e equipamentos, entre outras ações focadas em pequenos e médios produtores.

>> Agricultura de precisão: conheça técnicas para incrementar a lavoura

A aplicação da agricultura de precisão vai além das atividades agrícolas, já que há outras áreas com potencial de desenvolvimento, como a zootecnia, a gestão hídrica e a silvicultura.

Das técnicas baseadas na agricultura de precisão, a mais citada é a aplicação de insumos de forma localizada – taxa variável. Ela permite a aplicação dos insumos agrícolas no local correto e nas quantidades adequadas. A diferenciação é possível com a tecnologia do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que registra a necessidade específica do solo e controla a colocação do adubo por computador a bordo da máquina.

Na pecuária, um dos modelos desenvolvidos para gado leiteiro é o programa Balde Cheio, técnica que consiste em utilizar racionalmente os recursos naturais do ambiente. O pasto é dividido em piquetes, e a alimentação é calculada para cada animal.

Grupo de discussão já foi aprovado

O Ministério da Agricultura já aprovou a criação do Grupo de Trabalho sobre agricultura de precisão. O objetivo é promover a disseminação e padronização das técnicas, criar um diagnóstico das potencialidades e desafios, perceber a capacidade produtiva da indústria de maquinas e implementos e discutir as inovações tecnológicas para diminuição dos impactos ambientais.

A intenção, segundo o ministério, é reunir produtores que já utilizam as técnicas e representantes de vários setores do pequeno, médio ou grande agronegócio brasileiro.

Sair da versão mobile