Depois de ficar até nove metros acima do nível normal, a água baixou no rio Ribeira do Iguape, e os prejuízos ficaram mais visíveis. Em registro, 40% da zona rural foi atingida. Bananais ficaram submersos, estradas interditadas e milhares de moradores abandonaram as residências.
O produtor Joaquim de Oliveira teve perdas na produção de bananas e na sua casa. A água baixou e já é possível contabilizar os prejuízos, que foram muitos.
? Foi bastante, principalmente na parte da agricultura. Perdemos muitos insumos agrícolas, que foi adubado recentemente no bananal. O seu prejuízo foi de R$ 80 mil, só na parte da produção. Mas já estou me sentindo melhor, pronto pra enfrentar a luta daqui pra frente ? relata.
Nesta sexta, dia 12, o governador Geraldo Alckmin visitou a região. Anunciou a recuperação da SP-165, que liga Eldorado a Sete Barras, a reconstrução de pontes e de estradas rurais. E os produtores que sofreram prejuízos vão ter crédito.
? Veio conosco o diretor da nossa agência de fomento, nossa caixa desenvolvimento. Ele vai manter contato com a Abavar para financiarmos os juros até negativos, capital de giro e recomposição de lavouras ? relatou o governador.
As medidas amenizam, mas não resolvem o problema do agricultor. Joaquim tinha acabado de adubar os 12 hectares da área plantada com milho.
? Os 12 hectares de milho que eu tenho estão tudo condenado, foi tudo perdido mesmo. Se eu quiser plantar de novo daqui a dois meses, eu tenho que arrumar dinheiro do banco ? conta.