Na reunião, Laudemir Müller, afirmou que, a partir da REAF, a agricultura familiar passou a ser reconhecida no Mercosul como um setor prioritário na criação de projetos nacionais de desenvolvimento.
? A REAF não é um ambiente apenas de discussão sobre o desenvolvimento rural, ela é vista num contexto mais amplo, que visa o desenvolvimento nacional de todos os países envolvidos nessa iniciativa ? ressaltou.
No evento, foi citada como exemplo a ação do governo paraguaio que criou o Programa de Combate à Pobreza e o Programa de Produção de Alimentos (PPA), para promover o crescimento estável do país.
? No Brasil, o governo tem duas prioridades. Uma delas é erradicar a pobreza através de ações que serão desenvolvidas pelo Programa Brasil Sem Miséria, em que a agricultura familiar ocupa um papel central. A outra é a produção da agricultura familiar, que estabiliza os preços dos alimentos ? afirma Laudemir.
Nesta edição da REAF foram debatidos, entre outros temas, os programas de seguro agrícola brasileiros, ainda não aplicados nos países do Mercosul e Chile. Na oportunidade, foi criado um espaço para discussão técnica entre os países do Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile para que o Brasil possa auxiliá-los na implementação das suas políticas nacionais para o segmento. O tema da educação no campo também foi discutido.
REAF
Criada em 2004, a REAF é um espaço de diálogo entre governos e organizações sociais representativas da agricultura familiar dos países membros do Mercosul para a construção conjunta de políticas públicas para a agricultura familiar e a facilitação do comércio de seus produtos na região.