No ano passado, 3,4 milhões de estudantes do ensino fundamental que moram em áreas rurais tiveram transporte para ir à escola. Este ano serão 4,8 milhões de alunos, resultado da inclusão de estudantes da educação infantil e do ensino médio no programa. Por ano, o governo repassa às prefeituras entre R$ 88 e R$ 125 por estudante transportado, o que corresponde de 10% a 15% do custo do transporte escolar.
O dinheiro repassado pelo governo federal às prefeituras serve para complementar as despesas com combustível e manutenção dos veículos e para o pagamento de empresas contratadas pelos municípios para fazer o transporte dos estudantes na área rural. Para atender também os alunos do ensino médio e da educação infantil, o orçamento do programa cresceu quase 60% este ano.
O coordenador do programa, José Maria Rodrigues de Souza, diz que, agora, as prefeituras também podem receber o repasse referente ao transporte dos alunos da rede estadual, sem que o dinheiro tenha que passar, primeiro, pelo Estado. Isso deve evitar que as prefeituras inadimplentes deixem de receber os recursos federais.