Diversos

Governo aumenta preço mínimo da uva em quase 12%

Estudo considerou o aumento dos custos de defensivos agrícolas e mão de obra; valor vigora nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste até o fim deste ano

Producao de uvas
Foto: Emater-RS

O Ministério da Agricultura reajustou em quase 12% o preço mínimo da uva industrial para safra 2018/2019. O valor saiu de R$ 0,92 por quilo para R$ 1,03. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira, dia 18, e vigora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste até 31 de dezembro deste ano.

Os estudos realizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para subsidiar a definição do novo preço consideraram como principal parâmetro o custo variável de produção em relação ao custo verificado na safra anterior. O aumento foi impulsionado, principalmente, pela alta no preço dos defensivos agrícolas e da mão de obra.

A produção nacional safra 2017/2018 alcançou 1,4 milhão de toneladas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região Sul é a principal fornecedora de uva e derivados do país, com participação superior a 64% na produção brasileira. O Rio Grande do Sul é o estado com maior produção, em torno de 663,2 mil toneladas, sendo destinadas à produção de vinhos e derivados (50%) e sucos e derivados (50%).

RS: entenda o impasse sobre uso do herbicida 2,4-D na soja