Governo chinês reforçará monitoramento dos preços agrícolas

Índice de preços ao consumidor da China desacelerou para 3% em maioA China anunciou que reforçará o monitoramento do mercado de produtos agrícolas durante a temporada de enchentes do verão, segundo informações divulgadas pela agência estatal Xinhua nesta segunda, dia 18. O objetivo é estabilizar preços e impedir o avanço da inflação.

Conforme nota publicada no site da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, autoridades locais das províncias que costumam ser atingidas por tempestades e enchentes aumentarão a frequência de verificação da oferta e das alterações nos valores dos alimentos, especialmente no caso dos vegetais.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China desacelerou para 3% em maio, o menor patamar desde junho de 2010. Contudo, as autoridades do país temem o aumento dos preços de alimentos, porque eles têm peso equivalente a um terço do cálculo do indicador. De acordo com a Xinhua, em caso de tempo extremo ou desastres naturais, o governo deve liberar estoques e oferecer subsídios temporários para aumentar a oferta no mercado, forçando os preços a recuar.

Agência Estado