Governo cobra acordo entre parlamentares sobre Código Florestal

Ruralistas e ambientalistas garantem que há consenso em praticamente todo projetoO governo federal quer que deputados entrem em acordo para votar ainda em abril a revisão do Código Florestal. Em reunião no Palácio do Planalto, o presidente da República em exercício, Michel Temer, conversou com lideranças políticas e cobrou uma solução para o impasse. Os parlamentares dizem estar próximos de um consenso.

? Ele [Temer] entendeu que o fruto está maduro, está na hora de colher. Mostrou preocupação pelo governo. E realmente está correto. Este é um assunto que precisa ser enfrentado ? disse o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO).

Ruralistas e ambientalistas garantem que estão perto de um acordo. Segundo os parlamentares, já existe consenso em 99% do projeto, o que permite a votação no Plenário da Câmara dos deputados ainda neste mês.

? A gente deu um passo importante. Há um acordo no sentido de nós votarmos este projeto até final de abril, início de maio ? afirma o deputado Giovani Cherini (PDT-RS), presidente da Comissão de Meio Ambiente.

A Câmara de Negociação, criada para conciliar os interesses, deve encerrar os trabalhos na próxima semana. Mas alguns itens ainda geram polêmica.

? A chamada anistia das multas não existe. Existe uma conversão das multas em serviços ambientais, a chamada moratória de desmatamento. E alguma coisa de APP que é a redução de 30 para 15 metros ? diz o deputado Paulo Piau (PMDB-MG).

Nesta quinta, dia 14, o governo federal tem uma nova reunião sobre o tema, desta vez com ministros.