Além desses profissionais, estão sendo chamados mais 200 técnicos agrícolas aprovados em concurso público realizado também em 2007, para o Instituto Emater. Os concursados estão sendo chamados nas cidades de Curitiba, Londrina e Cascavel e poderão escolher se querem ou não trabalhar no serviço de Defesa Agropecuária da SAB. Para esses profissionais, a prioridade é trabalhar nos postos de fiscalização interestaduais de trânsito animal e vegetal da secretaria.
O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, alerta que este é o último chamamento antes dos concursos expirarem, em maio de 2011. O secretário destacou que este é um esforço do governo do Estado para estruturar a Defesa Agropecuária.
? A estruturação do setor vai viabilizar a criação da Agência de Defesa Agropecuária, que vai permitir à Secretaria da Agricultura seguir adiante com projetos importantes, como atingir a meta de tornar o Paraná área livre de febre aftosa sem vacinação e também melhorar o controle sobre pragas e doenças animais e vegetais, que influencia diretamente a qualidade e a competitividade dos produtos paranaenses ? disse Ortigara.
A apresentação dos concursados começa nesta segunda, dia 21/02. Os convocados devem comparecer munidos de documentos, para assumirem as vagas e marcar exames médicos. O diretor do departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária, Marco Antonio Teixeira Pinto, prevê que a contratação deverá estar concluída até final de março.