Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo cria grupo de trabalho para tratar de assistência técnica e extensão rural

Novo órgão nacional específico será criado para atender às demandas do setorUm órgão nacional será criado especificamente para conduzir os serviços realizados na área de assistência técnica e extensão rural (Ater). O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, nesta quarta, dia 4. Segundo ele, um grupo de trabalho (GT) foi montado para tratar da demanda, com aprovação de representantes de frentes parlamentares do Congresso Nacional que atuam no setor, integrantes de empresas estaduais de agropecuária e de instituições que oferecem assistênci

– A criação do GT é uma continuidade do debate que fizemos durante a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária.  Decidimos manter um espaço de diálogo mais permanente nesse momento importante em que o governo federal discute como ampliar a Ater para os agricultores que necessitam ter acesso às novas tecnologias e ao conhecimento para aumentar sua produtividade, sua renda e produzir alimentos mais saudáveis para o povo brasileiro. O GT é uma consequência da conferência nacional e desse novo momento muito auspicioso da Ater em nosso país – declarou.

A necessidade de criação de um órgão específico para administrar os serviços de assistência técnica no Brasil também foi reafirmada pela presidente Dilma Rousseff durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar. Conforme Vargas, inicialmente, o GT será composto pelo MDA, pela Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural e pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O primeiro encontro da comissão deve ser definido ainda esta semana.

– Quando o ministro coloca na prática a participação do Congresso Nacional e das organizações dos agricultores, das associações das Ematers, ele faz com que a construção seja encaminhada para o Congresso Nacional pronta para a tramitação – avaliou o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, José Silva (MG).

Antes do anúncio do GT, Pepe Vargas recebeu do presidente da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural, José Silva (MG), a consolidação de uma proposta para o órgão nacional que cuidará da Ater brasileira.

– Um dos objetivos fundamentais é que tenhamos um fundo nacional, fundos estaduais e municipais. Com isso, a gente vai ter um pacto federativo da assistência técnica e extensão rural. Sabemos que um elo muito forte é a questão da gestão e que existem recursos em vários ministérios e órgãos do governo federal. Com um sistema e uma entidade de coordenação nacional, esses recursos serão otimizados – conclui Silva.

Sair da versão mobile