O governo de São Paulo lançou uma campanha para combater o greening, praga que afeta plantações de laranja e cítricos. A iniciativa faz parte das ações estaduais para controlar a doença, transmitida por um inseto, representando uma ameaça à citricultura paulista.
“São Paulo pesquisa, investe e trabalha ao lado dos produtores na luta contra o Greening. Todos contra o Greening. Monitore, inspecione e erradique”, destaca a mensagem veiculada. O estado é um dos maiores produtores de laranja do mundo, exportando U$ 2 bilhões anualmente, com 9,6 mil propriedades gerando 200 mil empregos.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
O governo enfatizou a necessidade de ações prioritárias de curto, médio e longo prazo no controle da praga. Foi criado um canal de denúncia para casos de greening, visando conter o avanço da doença. Um comitê estadual de combate ao greening também foi estabelecido para articular políticas públicas.
Além disso, a secretaria de Agricultura intensificou a retirada de mudas irregulares de circulação, reforçando que a compra desse material sem acompanhamento fitossanitário coloca em risco a citricultura paulista.
O greening, causado por uma bactéria disseminada pelo psilídeo, representa a maior ameaça à citricultura mundial.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.