O anúncio da realização de leilões de PEP (Prêmio de Escoamento de Produto) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor) de milho deve acontecer na próxima semana, assim que o Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep) autorizar a iniciativa. Os leilões são uma reivindicação dos setores de produção de suínos e de aves, alarmados com o alto preço alcançado no mercado pelo cereal em virtude do grande volume exportado.
De acordo com informações do governo, das quatro pastas que integram o Ciep – Agricultura, Desenvolvimento Agrário, Casa Civil e Fazenda –, apenas uma ainda não deu parecer favorável. Ao que tudo indica, seria o Ministério da Fazenda.
Hoje, os estoques públicos de milho somam 1,475 milhão de toneladas. A intenção do governo é vender até 1 milhão de toneladas, mas o volume ainda não foi definido.
Nesta semana, o ministro interino da Agricultura, André Nassar, recebeu a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) para tratar do problema. Além disso, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, também esteve em Brasília nesta quarta-feira,dia 20, aparentemente para tratar da mesma questão.