Governo deve anunciar regime especial para que setor sucroalcooleiro ganhe competitividade

Ministro da Fazenda, Guido Mantega, adiantou que entre as medidas está a desoneração fiscalO governo federal estuda criar regimes especiais para setores que necessitam ganhar competitividade, como o sucroalcooleiro. A expectativa é de que as medidas sejam colocadas em prática ainda no primeiro semestre deste ano. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, adiantou que a desoneração fiscal está entre as medidas e que será anunciada em breve.

O encontro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial serviu para reunir propostas de diversas áreas da indústria que buscam competitividade. Para os setores têxtil, químico e sucroalcooleiro, já existem avanços. Os benefícios não virão sem contrapartida, garante o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

– Não são benefícios fiscais concedidos sem condições, ao contrário, nos moldes do que foi feito no regime automobilístico, os benefícios fiscais sempre estão ligados à meta: de eficiência, produtividade, manutenção de empregos. Enfim, é um conjunto de normas que estamos avançando na construção, que resgatarão a competitividade da indústria brasileira.

Sobre os rumos da inflação neste ano, Mantega se mostrou otimista.

– A boa notícia é que as safras agrícolas começarão, porque o principal fator de elevação dos preços foi safra e fatores sazonais: entressafra e chuvas elevadas, a questão do tomate e hortifrutigranjeiros, que são muito afetados pelo regime de chuvas, que vai melhorar. Nós vamos continuar com a desoneração de investimento, continuar com a desoneração da folha. Estamos esperando aprovar a reforma do ICMS, e vai entrar a reforma do PIS e Cofins, que também criará uma desoneração, mas isso, para 2014 – destacou.

Clique aqui para ver o vídeo