Vaz não quis detalhar o montante de recursos que será liberado, dos R$ 274 milhões que estão contingenciados. Apenas adiantou que o valor será suficiente para atender a necessidade de contratação do seguro para cobertura contra riscos climáticos na fruticultura, principalmente para os produtores de maçã de Santa Catarina.
? O restante para atender aos produtores de grãos será liberado depois ? disse ele.
Em 2010 o governo destinou R$ 198 milhões para subvenção do seguro rural. Dados do Ministério da Agricultura mostram que no ano passado as subvenções concedidas ao prêmio do seguro rural atenderam 43,177 mil produtores rurais, dos quais 71% eram da região Sul, a mais sujeita aos riscos climáticos, como nesta safra, em que há expectativa de estiagem.
O maior número de contratos foi feito no Paraná, que deteve 39% das apólices. Em seguida veio o Rio Grande do Sul, com 25% das apólices. A cultura que recebeu maior volume de recursos foi a soja, com 36,8% do total destinado à subvenção do prêmio. Em seguida ficou a maçã, com 12,9% dos recursos, e em terceiro o trigo, com 12,3%.