Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Governo divulga estudo sobre áreas aptas para plantio de palma de óleo

Municípios indicados estão nos Estados do Pará, Roraima e BahiaO período com menor risco climático, os municípios aptos para o cultivo e os tipos de solo indicados para a cultura da palma de óleo, safra 2010, nos Estados do Pará, Roraima e Bahia foram publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta, dia 18. O objetivo do estudo é minimizar os riscos decorrentes das adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis da cultura.

A palma de óleo é cultivada no Brasil desde o século 17. As espécies mais utilizadas atualmente são a Elaeis guineensis Jecq, de origem africana, e a Elaeis oleifera (kunth) Cartés, de origem americana, conhecida como dendê do Pará, além de híbridos dessas espécies.

Os elementos climáticos que mais afetam a produção do dendezeiro são a temperatura, a insolação e a precipitação pluvial. Deficiência hídrica elevada, baixas temperaturas e a irregularidade das chuvas são prejudiciais ao desenvolvimento e à produtividade da cultura. A palma de óleo exige boa distribuição de chuva e temperatura média anual entre 25ºC e 28ºC.

Sair da versão mobile